Exercícios para o períneo

June 6, 2019

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente 5% da população brasileira sofre com problemas de incontinência urinária e mais de 30% de alguma disfunção sexual. Grande parte desse problema está relacionado ao períneo, também conhecido como assoalho pélvico.

 

 

 

 

Este grupo de músculos sustenta órgãos como a bexiga, útero e porção final do reto. E também auxilia na continência urinária e fecal, além de ser muito importante para satisfação sexual. Por fim, desempenha um papel importante no controle da postura, equilíbrio e respiração.

Segundo a fisioterapeuta Alessandra Sônego, da clínica Athali Fisioterapia Pélvica Funcional, o mau funcionamento desses músculos pode causar constipação, disfunções sexuais, dores na região pélvica e dificultar o parto normal.

 

“Precisamos nos conscientizar que a saúde vem com a prevenção. Quando esses músculos sofrem algum tipo de alteração, podem causar sintomas desagradáveis e até mesmo dores, dificultando as atividades do cotidiano de qualquer pessoa,” explica.

Para fortalecer a região e reduzir as chances de perd